Instituto ROPE no RJTV
Emocionante matéria sobre o Intituto ROPE, o incrível trabalho desempenhado com muito amor desde 2017 e mais um sonho realizado. Reportagem de Luciana Osório, veiculada na TV Globo no Jornal RJTV, conta sobre o reencontro de mãe e filha, depois de 4 anos sem contato, separados por um oceano. Ambas moravam na República de Camarões e tiveram de se despedir sem saber quando estariam juntas novamente. Por medo de ataques terroristas, Maurine, mãe de Jessica teve que tomar a decisão mais difícil de sua vida. Fugir e deixar sua filha com a avó. Maurine dava aulas e era vendedora para custear a educação de Jessica. Sofrendo perseguições, Maurine fugiu para o Brasil na esperança de conseguir uma vida melhor para sua família. Há 2 anos, descobriu então que estava com câncer. Ela conta que reunia suas forças em um único objetivo: ver a filha novamente. O Instituto ROPE entrou em cena para transformar mais uma realidade com o apoio de voluntários e doações. Roberto Palmeira, diretor do Instituto, fala sobre a missão e propósito que norteia todo o trabalho. Esforços foram mobilizados para viabilizar a viagem de Jessica para o Brasil. O primeiro forte abraço das duas aconteceu durante a reportagem e emocionou a todos os envolvidos nesse sonho que parecia impossível. Hoje, mãe e filha moram em um centro para refugiados com Câncer. Um lindo reencontro que transformou a vida de todos pra sempre.
A ideia de realizar esses desejos de pessoas com doenças graves surgiu na Holanda há 15 anos e se espalhou por 14 países. Desde 2017, no Brasil, Roberto e os voluntários já realizaram mais de 60 sonhos, só no Rio de Janeiro.
“Cada um deixa uma tatuagem emocional em você, que você nunca mais esquece” , revela Roberto quando ilustra ainda outros sonhos realizados pelo Instituto ROPE e compartilha quais os mais complexos.
Festa de 15 anos, casamento e até voo de asa-delta para uma idosa. Dona Iracema, outra sonhadora apresentada pela reportagem é apaixonada por pássaros e tinha o sonho de voar. Mais uma vez, o time de voluntários ROPE inventou uma solução para surpreender essa alegre senhora, sem que saísse de casa, proporcionando pra ela a verdadeira sensação de voar. Através de um óculos de realidade virtual, dona Iracema sobrevoou as estonteantes paisagens do Rio de Janeiro. Ao pousar, tentou segurar as lágrimas e disse “Extasiante!”.
Que coisa mais linda né, gente? Seguimos aprendendo sobre o valor das pequenas coisas. Valorizar o que realmente importa! Compartilha nossas histórias e essa reportagem especial! Nós podemos fazer a diferença na vida de muita gente ❤️